Bangu é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro.
Localiza-se na Zona Oeste do município, sendo um dos bairros mais populosos, com cerca de 243.000 habitantes em 2011 distribuídas numa área de 4.570,69 ha. Localizado no centro geográfico do município, e limita-se com os bairros de Realengo, Padre Miguel, Jacarepaguá, Campo Grande, Vila Kennedy, Senador Camará, Santíssimo e Gericinó e com os municípios de Nilópolis e de Mesquita.
Em 22 de novembro de 2004 o então prefeito do Rio de Janeiro César Maia criou, por decreto, o bairro de Gericinó, desmembrando de Bangu a região onde se localizam o Complexo Penitenciário de Gericinó (na época chamado “Complexo Presidiário de Bangu”), o Lixão de Bangu e a Serra do Mendanha.[1]. Em julho de 2017 foi sancionada a lei que oficializou o bairro de Vila Kennedy, desmembrando de Bangu a região onde se localiza a comunidade de Vila Kennedy.
Importante ícone do bairro é a Fábrica Bangu, que hoje abriga as instalações do novo Bangu Shopping, inaugurado no dia 30 de outubro de 2007. É conhecido por ser o bairro mais distante do mar, e o mais quente da capital fluminense, com temperaturas que facilmente ultrapassam os 40 °C durante todo o ano.
O Terreno fica a poucos Minutos da Estação de trem
Sobre o Autor