A Zona Sul do Rio de Janeiro é uma região composta de vários bairros, entre eles São Conrado, Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana e Leme, que compoe a famosa costa carioca. Os bairros que costeiam a Baía de Guanabara são Glória, Catete, Flamengo, Botafogo e Urca. Além disso existem os bairros de Santa Teresa, Cosme Velho, Laranjeiras, Humaitá, Lagoa, Jardim Botânico e Gávea.
A Zona Sul é a região mais rica da cidade e também a mais conhecida dos turistas. No bairro do Leblon costumam estar alguns dos imóveis mais caros da América do Sul.
Copacabana hospeda a festa de réveillon mais espetacular do mundo e mais de 2 milhões de pessoas lotam as areias da praia para assistir o show de fogos de artifício.
Ao norte do Leme, na entrada da Baía de Guanabara está o bairro da Urca e o famoso Pão de Açúcar que pode ser alcançado de bondinho a partir da praia Vermelha, com a primeira parada no Morro da Urca. Em matéria de mirante, só perde para o Corcovado, embora muitos não concordem com essa afirmação.
O desenvolvimento da cidade varia muito conforme o bairro, refletindo uma certa segregação e colocando em evidência a desigualdade social característica, não só do Rio, mas de todo o Brasil. Com dados do ano 2000, podemos concluir que os seguintes bairros são os melhores em desenvolvimento humano: