fbpx

Minas Gerais

9 motivos para morar em Minas Geraias

1. Alimentação

A comida mineira é conhecida como uma das mais saborosas do Brasil. Por isso, não há como ir a Minas Gerais e não desejar degustar seus pratos, incluindo a melhor comida de boteco do país.

Morando em MG, não faltarão ótimos restaurantes para ir aos finais de semana e saborear pratos como leitão à pururuca, tutu de feijão, feijão-tropeiro, pão de queijo e sobremesas inspiradas no doce de leite com goiabada. Alguns desses restaurantes concentram-se nos bairros Savassi e Lourdes.

Também se destacam os diversos festivais gastronômicos, de rua e fechados, como o Comida di Buteco, o Aproxima e o Fartura.

Uma particularidade inusitada da cidade é degustar um delicioso feijão-tropeiro na arquibancada do Mineirão, um estádio de futebol. A cidade também se destaca por suas árvores frutíferas, o que a fez ficar conhecida como cidade dos pomares. Sua família terá à disposição goiabeiras, mangueiras, jabuticabeiras e coqueiros para degustar essas frutas diretamente no pé.

2. Educação

Se uma de suas preocupações ao pensar em se mudar para Minas Gerais é a educação dos seus filhos ou o aperfeiçoamento dos seus próprios estudos, fique tranquilo. BH conta com extensa rede escolar, tanto privada quanto pública, desde o ensino infantil até o técnico e superior.

É na capital que se situa a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de outras faculdades renomadas, como a Fundação Dom Cabral e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Vale ressaltar que no resultado do ENEM 2014, BH contava com duas escolas entre as 10 melhores instituições de ensino do país.

3. Tecnologia

Belo Horizonte é um importante centro tecnológico, com destaque para os polos San Pedro Valley e Parque Tecnológico de BH (BH-Tec).

O primeiro reúne startups voltadas para as novas tecnologias com iniciativas focadas no avanço de serviços e em high-tech. Já o BH-Tec objetiva estimular a pesquisa científica e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

A capital mineira, em conjunto com Contagem e Betim, ainda possui presença marcante na indústria tradicional, como mineração e construção.

4. Natureza

Belo Horizonte está numa posição estratégica no centro de Minas Gerais, o que permite acesso rápido a várias cidades do estado mineiro. Essa área central possui grutas, cachoeiras, parques e diversos outros lugares pitorescos ao redor de BH.

Por ser rodeada pelas serras do Curral, do Cipó e dos Macacos, tem diversos parques ambientais, proporcionando uma vida sossegada mesmo na correria de uma metrópole. As avenidas arborizadas da cidade confirmam essa sensação de sossego e propiciam um clima ameno mesmo no verão.

5. Saúde

Viver com saúde é primordial para qualquer família. E isso é facilmente alcançado em Belo Horizonte.

Residir perto da natureza traz bem-estar, mas essa metrópole também oferece estrutura completa em saúde, tanto nos serviços públicos quanto nos particulares.

O atendimento hospitalar abrange toda a região metropolitana com boas ofertas de leitos, trazendo segurança e confiança para sua família.

6. Qualidade de vida

Além de manter a saúde e viver em contato com a natureza, morar bem traz muita qualidade de vida. Belo Horizonte possui moradias que agradam tanto as pessoas que gostam da arquitetura moderna quanto aquelas que preferem morar em imóveis antigos.

Vários edifícios possuem projetos assinados por arquitetos famosos, como Oscar Niemeyer, muitos deles valorizando e contando a história da metrópole.

7. Custo de vida

Belo Horizonte é uma das poucas cidades brasileiras que podem se gabar de ter pouca inflação, já que os números registrados recentemente foram menores do que cinco capitais estudadas pela Fundação Getúlio Vargas.

BH teve menos inflação que Brasília, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre e apenas o Rio de Janeiro obteve um índice de inflação menor.

8. Trabalho e negócios

Segundo o IBGE, Belo Horizonte é a quarta cidade mais rica do país, sendo um excelente lugar para se fazer negócios. Assim, viver em BH é uma ótima aposta para os empresários.

O fato de estar perto de outras cidades metropolitanas, como São Paulo e Rio de Janeiro, facilita a troca de informações, colaborando para o desenvolvimento econômico da cidade e sucesso dos empreendedores.

9. Turismo e lazer

Para apreciar a cultura, a cidade conta com vários museus e construções históricas do início do século XX, como a antiga sede do governo na Praça da Liberdade.

Há vários shoppings, centros comerciais populares e também os mais luxuosos. BH ainda abriga uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do país na Avenida Afonso Pena.

A boa música brasileira não fica de fora do calendário de shows da capital, pois BH é parada obrigatória dos principais artistas brasileiros, que se apresentam no Chevrolet Hall e no Palácio das Artes.

A demais, BH é tida como a capital dos bares. Assim, existem inúmeros bares e botecos para todas as idades e gostos, com diferentes quitutes, tipos de música e ambiente. Além disso, para quem deseja uma vida noturna mais agitada, Belo Horizonte conta com vários pubs, baladas e restaurantes sofisticados.

E nos fins de semana e feriados ainda dá para levar a família para um passeio histórico — perfeito para crianças em idade escolar. Cidades como Tiradentes, Ouro Preto, Diamantina e Mariana ficam a aproximadamente duas horas e meia da cidade.

Alguns motivos extras para morar em Belo Horizonte

Se você ainda não se convenceu, trazemos mais alguns motivos que podem mudar sua cabeça.

Futebol de alto nível

Definitivamente, o futebol é um dos grandes motivos para morar em Belo Horizonte. Além do Mineirão ser o palco mais histórico e tradicional do esporte bretão no estado de Minas Gerais, os clubes são outra atração à parte.

Há alguns anos, o Atlético Mineiro vem ampliando sua capacidade de investimentos, tendo culminado na conquista recente da Taça Libertadores da América sob tutela do maestro Ronaldinho Gaúcho. Esse ano, o time mantém uma base sólida e promete dar trabalho aos adversários com algumas mudanças.

O Cruzeiro, que é o outro gigante de BH, também chega forte, sobretudo pela conquista da Copa do Brasil no ano passado sobre o poderoso Flamengo. O treinador Mano Menezes, ex-seleção brasileira, tem sob seu comando craques como o goleiro Fábio (recordista de jogos pela equipe), Thiago Neves e o retorno do artilheiro Fred.

Não dá para deixar de citar também o América, atual campeão da série B em 2017 e que chega com tudo para disputar a primeira divisão. Como podemos ver, na hora que as disputas maiores começarem e a bola rolar para valer, quem morar na capital mineira terá muitos motivos para se divertir e torcer.

Clima de interior em alguns bairros

Mesmo sendo uma grande cidade, Belo Horizonte mantém o clima de interior em muitos dos seus belos e arborizados bairros. Buritis, por exemplo, fica na região oeste da cidade e, mesmo com um comércio bem diversificado, mantém lindíssimas áreas verdes preservadas, sendo uma alternativa para quem quer um bom ambiente familiar.

Já Santo Agostinho, por sua vez, tem seu coração no cruzamento entre duas avenidas muito importantes da capital mineira: a Amazonas e a do Contorno. Isso confere a esse distrito uma posição estratégica em BH. Como se não bastasse, a localidade abriga importantes edifícios, como o Banco Central de Minas, a Assembleia Legislativa, o Edifício JK e outros.

Lourdes fica próximo ao Santo Agostinho e, como não poderia deixar de ser, tem características muito similares. A população, em sua maioria, é composta por famílias de classe média alta. Há uma forte presença de restaurantes, bares e shoppings, além de ter a Sede Administrativa do Clube Atlético Mineiro.

O Cidade Jardim pode também ser considerado um dos melhores motivos para morar em Belo Horizonte. A região é toda planejada e conta com lindas ruas e praças. Os imóveis são bem localizados, uma vez que estão bem próximos à área central da cidade. Também é uma boa alternativa para famílias com filhos pequenos por sua segurança e privacidade.

São Pedro e Savassi não podem faltar na lista, pois são áreas perfeitas para quem quer aliar excelente qualidade de vida com excepcionais opções de vida noturna e gastronomia, sendo conhecidos por todos os mineiros e até mesmo pelos visitantes que querem um pouco mais de agito.

Moradia em uma das principais capitais do país

O fato de BH ser uma das maiores cidades e uma das principais capitais do país é outro dos melhores motivos para morar em Belo Horizonte. Isso quer dizer que, mesmo que muitos bairros mantenham o clima de interior, os moradores e visitantes não deixarão de encontrar tudo o que quiserem e precisarem, a qualquer hora do dia.

São cerca de 5 milhões de pessoas vivendo na área metropolitana de Belo Horizonte, mas a impressão é que todo mundo se conhece (ou ao menos possuem um amigo em comum!). O povo é simpático e acolhedor, sendo ainda mais amigável que a maioria dos já receptivos e extrovertidos brasileiros.

Dicas para escolher um imóvel em BH

Com tantos motivos para adotar a cidade como lar, a essa hora você já deve ter se convencido, não é mesmo? Portanto, aproveite para conferir algumas dicas na hora de escolher seu imóvel!

Conheça bem as suas necessidades

O primeiro passo para você que pretende comprar um imóvel em BH é conhecer muito bem quais são suas verdadeiras necessidades e quais são as demandas e os desejos da sua família e das pessoas que viverão com você na nova propriedade.

Se você tem filhos pequenos, por exemplo, é fundamental ter em mente que em alguns anos eles crescerão e demandarão mais espaço e privacidade. Sendo assim, uma unidade com mais quartos e com ambientes mais espaçosos certamente deve ser prioridade.

Também é essencial considerar se você possui animais de estimação e qual é o tipo, a espécie e a quantidade dos seus pets. Cachorros de grande porte, por sua vez, precisam de ambientes amplos e a presença de um quintal é muito bem-vinda, o que pode inviabilizar a aquisição de um apartamento pequeno, por exemplo, e o direcionar para uma casa.

Use a internet a seu favor

A internet é uma poderosa aliada de quem pretende adquirir um imóvel. Além do crescimento extraordinário dos portais imobiliários nos últimos anos, a web pode servir como meio de pesquisa, mesmo que você opte pela segurança e pela comodidade de contar com um corretor profissional e uma imobiliária.

Avalie os preços de cada bairro e analise quais são as principais reclamações e elogios dos moradores. Veja se as áreas estão de acordo com o seu estilo de vida e as suas expectativas, sem esquecer, é claro, que o preço precisa estar dentro do seu orçamento.

Fazer ao menos uma visita ao local no qual você pretende viver é fundamental e pode ajudar você a conhecer (e descobrir!) ainda outros motivos para morar em Belo Horizonte. É uma forma inteligente de verificar as ruas, a vizinhança, o comércio, as imediações, a presença de escolas, bancos e outros estabelecimentos essenciais.

Escolha uma imobiliária de confiança

Por fim, lembre-se de que a aquisição de um imóvel é um momento muito feliz e importante na vida de qualquer pessoa. No entanto, não se esqueça de que essa é uma compra que envolve valores elevados e qualquer problema pode gerar sérios prejuízos. Existem pessoas inescrupulosas que querem lucrar nesse setor.