fbpx

Laranjeiras

Laranjeiras é um bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro de classe média e classe média alta com condomínios de classe alta. É uma das vizinhanças mais antigas da cidade, iniciada no século XVII, com a construção de chácaras no vale ao redor do Rio Carioca, que descia do Corcovado, no atual Silvestre. Por isso, o bairro também foi anteriormente chamado de "Vale do Carioca". Estão situados no bairro o Palácio Guanabara, sede do governo do estado, o Palácio Laranjeiras, o Parque Guinle e o Fluminense Football Club.

Ruas mais valorizadas

Moradores do bairro

O bairro é predominantemente de classe média.

Segurança

Internet

O que fazer

 

Atrações turísticas

  • Parque Guinle - Área verde e tranquila próxima ao Largo do Machado.
  • Palácio Guanabara - Palacete que começou a ser construído numa propriedade conhecida por Chácara do Rozo de Domingos Francisco de Araújo Rozo, e que era a mais bela chácara da rua, que se chamava Rua Guanabara (atual Rua Pinheiro Machado) e que foi residência particular até 1860.
  • Palácio das Laranjeiras - Antiga residência da Família Guinle e atual sede do governo do Estado do Rio de Janeiro.
  • Casas Casadas - É uma das construções do século XIX mais representativas e originais da cidade, um exemplar único de residência multifamiliar, análogo aos edifícios residenciais atuais.
  • Instituto João Alves Affonso - casarão que, em 1886, foi adquirido pela Sociedade Amantes da Instrução e que instalou ali o Instituto. No início servia para abrigo e educação de meninas órfãs, hoje é uma escola para crianças carentes. No salão principal, se encontra quadros de pintura de ex-presidentes do Brasil e figuras famosas do Império. Não é aberto à visitação. Exceto, em perídos de eleição.