fbpx

Costa Azul Região dos Lagos

Costa Azul Região dos Lagos

Região dos Lagos, também classificada como Região da Costa do Sol, é uma região do Rio de Janeiro. Possui uma área de 2.004,003 km², sua população atual é de 538.650 habitantes e está dividida em sete municípios em torno das lagoas de Araruama e Saquarema, a leste da capital do Rio de Janeiro. É considerada uma das mais belas regiões do litoral fluminense, marcada pelo turismo e pela indústria do sal. Tem importância para a cidade do Rio de Janeiro comparável a Baixada Santista para a cidade de São Paulo.

Praias do Costa Azul (Rio das Ostras) - ATUALIZADO 2020 O que ...

Segundo a divisão geográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vigente entre 1989 e 2017, a Região dos Lagos era considerada uma microrregião que fazia parte da mesorregião das Baixadas Litorâneas. Em 2017, o IBGE extinguiu as mesorregiões e microrregiões, criando um novo quadro regional brasileiro, com novas divisões geográficas denominadas, respectivamente, regiões geográficas intermediárias e imediatas. Segundo a nova divisão, geograficamente a região dos Lagos corresponde a partes das regiões geográficas imediatas de Cabo Frio e de Macaé-Rio das Ostras.

Em 2013, juntamente com o município de Cachoeiras de MacacuRio Bonito passa a pertencer a Região Metropolitana do Rio de Janeiro por conta da instalação do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro)

Sua temperatura média anual é de 24,2 graus celsius.

Cidades

Costa Azul Região dos Lagos

No total, a Região dos Lagos é formada por sete municípios que compreendem mais de 100 quilômetros de litoral: AraruamaArmação dos BúziosArraial do CaboCabo FrioIguaba GrandeSão Pedro da Aldeia e Saquarema. Todas elas são marcadas por inúmeras lagoas e praias, desde as de mar aberto até aquelas de enseada, com águas calmas, favoráveis para o mergulho. Dentre os municípios citados, os principais são Araruama e Cabo Frio, que são os maiores em questões econômicas, territoriais e turísticas (Nesse quesito podem-se incluir também Arraial do Cabo e Búzios).